segunda-feira, 8 de março de 2010

Escolhendo o maquiador (a) do dia da noiva

Antigamente quando as moçoilas necessitavam de uma maquiagem mais elaborada para uma festa ou iam ao salão de cabeleireiros do bairro e, por muitas vezes, era alguém que não tinha curso nenhum na área, mas tinha "prática" é que pintava e bordava ou se virava em casa mesmo.

Os profissionais gabaritados eram inalcançáveis, pois trabalham para grandes revistas femininas ou para canais televisivos.

Mas isso, graças à Santa Elke (sim, a Maravilha... ela é a santa das adoradoras de maquiagens), está caindo em desuso e cada vez mais profissionais gabaritados estão nos atingindo com seus pincéis e paletas de cores!

Mas como escolher àquele que dará o toque final para que tudo saia perfeito?

- Profissionalismo: procure alguém que lhe receba prontamente, é educado, paciente e numa conversa capta o seu estilo e o que você deseja para o grande dia! Desista se perceber que ele dá ataque de estrelismos, pensa muito antes de responder suas dúvidas ou tem fama de atrasado.

- Química: o que adianta ele ser o queridinho das estrelas das globais se não rolou uma química entre vocês? Ou você prefere falar que se maquiou com Cicrano ou Beltrano e não se sentir à vontade horas antes de dizer o tão sonhado SIM? Serenidade e bom-humor tem que estar incluso neste pacote!

- Experiência: muito bem! Ele pode ter se formado com The Make-up Institute, mas seu portfólio não consta nenhum trabalho profissional, só mesmo aqueles realizados durante o curso. Com certeza, você estará mais confiante e tranquila conhecendo seu trabalho e um profissional mais experiente sabe como acalmar uma noiva à beira de um ataque de nervos.

- Referências e recomendações: amigos, família, colegas de trabalhos podem ser boas fontes para encontrar bons profissionais. Não esqueça de consultar o fotógrafo que contratou para seu grande dia! Ele, em particular, sabe muito bem quem são os maquiadores habilidosos, pois gastam menos em retoques nas falhas das fotografias. Assessores e cerimoniais também são ótimos nesta arte de indicações!

- Higiene: peça para acompanhar um trabalho do profissional e observe se seus pincéis e estojos são limpos e se lava as mãos antes de começar a trabalhar. Indague-o sobre a data de validade de seus produtos.

- Estilo: você é do tipo romântica e todos os trabalhos que viu do maquiador são sexys. Me diga: o que você está esperando para encontrar alguém que atenda suas expectativas? Você não viu nenhum trabalho dele? Só de observar o jeito que o mesmo se veste e se porta já dá indícios qual o seu estilo!

- Custo: bons profissionais costumam ser careiros, principalmente quando se deslocam para realizarem uma produção. E nada mais justo, pois dificilmente aceitam mais do que uma noiva no mesmo dia. Então, o jeito é negociar e conseguir encaixar mais algumas queridas na agenda do fofo, assim o preço tende a abaixar! Os preços variam muito, mas geralmente começa em R$ 70,00 e vão até R$ 800,00, dependendo da cidade, experiência e carteira de clientes dele.

- Sincronismo: aqui não estou me referindo mais uma vez à química ou ao estilo, mas sim ao tempo. Na sua opinião três meses antes é tempo suficiente para encontrar um bom profissional? Pois saiba que muitos já tem a agenda lotada um ano antes, então comece logo sua procura! Encontrou? Muito bem! Muitos deles pedirão para que dê um sinal como adiantamento para assegurar a data e assine um contrato. Verifique se consta a data e o horário correto que ele irá lhe atender, bem como as condições de pagamento e a multa por desistência de ambas as partes! Muito importante, se é o profissional escolhido que lhe maquiará no dia ou alguém de sua equipe, para que não aconteça imprevistos e chateações no grande dia!

Alguns profissionais, além de serem maquiadores, são cabeleireiros e você pode querer contratá-lo para ambos os serviços! Ótimo, você pode economizar muito fazendo isso.
Mas atenção! A maioria tende a ser melhor em um dos dois ofícios. Se o make-up é de grande importância na sua lista de Dia Perfeito, considere contratar dois profissionais distintos. E tem mais! Se você optou por chamar sua mãe, sogra e madrinhas para se arrumarem juntas, um profissional para ambas as tarefas pode não dar conta da mulherada!

Enfim, tenha certeza que contratou alguém que não roube de jeito nenhum o sorriso e o seu olhar apaixonado, assegurando que seja o dia mais romântico de sua vida. Dessa forma, você com certeza, estará linda!

Um comentário:

Lari disse...

adorei as dicas..isso serve nao só para a escolha do profisional para o make da noiva..mas para nos mulheres que precisamos ir a um evento durante o ano tb.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin